Você está aqui: DDuwe Contabilidade » Notícias

13 de abril de 2016 Nacional

Autoatendimento orientado poderá ser expandido

Postado em 13/04/2016 – Fonte: Jornal do Comércio – RS

Representantes do CFC, da Fenacon e da Receita Federal RFB estão discutindo a expansão do serviço

Representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), daFederação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e da Receita Federal (RFB) estão discutindo a expansão do Autoatendimento Orientado da Receita Federal. O objetivo é que a parceria entre as entidades ofereça orientação e serviços em municípios que não contam com postos da RFB.

Hoje, o autoatendimento orientado funciona nas dependências dos Centros de Atendimento ao Contribuinte, agências da Receita e em outros espaços em parceria. Neles, os atendentes auxiliam os contribuintes a explorar todo o potencial disponível no portal da Receita, eliminando ou reduzindo a necessidade de atendimento nas agências e delegacias. O representante da coordenadoria de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Carlos Sussumu Oda, apresentou a proposta e se comprometeu a apontar as cidades onde a parceria deve ocorrer. O conselheiro do CFC Geraldo Batista Filho afirmou que a parceria é de interesse do conselho e importante para a sociedade.

A proposta inicial prevê que as prefeituras, os Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescons/Sescaps) ou os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) viabilizem espaço, estrutura e a contratação de mão de obra. As Divisões de Integração com o Cidadão (Divics) da Receita capacitarão os atendentes. O projeto é parecido com o que já é desenvolvido com as entidades e as Instituições de Ensino Superior (IES), os Núcleos de Ajuda Fiscal (NAFs). Esses espaços funcionam nas IES e também auxiliam a população a acessar os serviços da Receita que estão disponíveis no portal. O aluno pode fazer o trabalho de forma voluntária ou a instituição pode oferecer como substituto ao estágio obrigatório ou disciplina optativa. Hoje, existem mais de 50 NAFs em todo o País.