Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, recebeu na tarde deste dia 3, na sede do CFC, em Brasília-DF, o presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti; o diretor Político e Parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon; o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e a analista do Sebrae Nacional Maura Miraglia. Vários temas de interesse das três entidades foram discutidos.
A minuta de um acordo de cooperação, a ser assinado nos próximos meses pelo CFC, Fenacon e Sebrae, foi analisada e definida. “Trata-se de um documento que irá nos permitir realizar uma série de ações em conjunto”, adiantou o presidente do CFC. O ato de assinatura do acordo, no início de 2015, deverá ter a presença do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Sebrae Nacional, entre outras autoridades.
Outro assunto discutido na reunião foi a necessidade da aproximação das três entidades com vistas ao atendimento das demandas atuais dos Microempreendedores Individuais (MEIs). “Nós fizemos um trabalho bastante estruturado quando o MEI foi criado, agora precisamos trabalhar juntos, novamente, para posicionarmos melhor os MEI com o setor contábil”, afirmou Bruno Quick. Nesse sentido, José Martonio propôs que as entidades tracem um arcabouço de estratégias e diretrizes para serem compartilhadas pelo CFC, Fenacon e Sebrae.
Mário Berti e Valdir Pietrobon também acrescentaram propostas que visam à melhoria da gestão das empresas contábeis, com as quais CFC e Sebrae demonstraram concordância.