Declare Certo orienta população sobre o IRPF

Postado em 22/03/2017 – Fonte: Jornal do Comércio – RS

Iniciativa é promovida por empresários contábeis do Sistema Fenacon Sescap/Sescon em todo o País

Declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma tarefa que ainda tira o sono de muitos brasileiros. Cheio de detalhes e com mudanças implementadas a cada ano, o preenchimento do formulário demanda cuidado e exatidão, pois erros considerados simples podem levar o contribuinte à malha fina.

Para esclarecer as principais dúvidas da população na hora de prestar contas à Receita Federal do Brasil (RFB), o Sistema Fenacon Sescap/Sescon realiza a Campanha Declare Certo 2017. Os mutirões gratuitos de orientação sobre o IRPF ocorrem ao longo de março e abril em diversas regiões do País. As ações serão intensificadas entre os dias 25 de março e 9 de abril.

Com o slogan “Evite problemas com o Leão, procure a orientação de um empresário contábil”, os sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) vão atender a população em parques, praças, shoppings e em suas próprias sedes.

“Os empresários contábeis estarão disponíveis para tirar dúvidas durante a campanha e também poderão indicar profissional habilitado para realizar o preenchimento completo da declaração. O projeto tem como objetivos evitar transtornos para o contribuinte e colaborar com a Receita Federal no sentido de gerar dados cada vez mais precisos”, destaca o presidente da Federação, Mario Elmir Berti.

Na declaração deste ano, passa a ser obrigatório informar o CPF de dependentes com 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016. Antes a idade mínima era 14 anos. A intenção da Receita Federal é diminuir o risco de fraudes e a inclusão do mesmo dependente em diferentes declarações. Outros dois pontos demandam atenção em 2017. O primeiro atinge aqueles que participaram do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária ano passado. O segundo ponto diz respeito àqueles que possuem bens e direitos no exterior.

A Receita também divulgou mudanças tecnológicas para este ano. Não será preciso baixar dois softwares – o Programa Gerador da Declaração (PGD) e o Receitanet, usado para transmitir o documento –, pois o download será feito em conjunto. O sistema também vai recuperar automaticamente os nomes quando os CPFs ou CNPJs forem informados no formulário, facilitando o preenchimento da declaração.

Outras informações podem ser obtidas com o Sescap/Sescon de cada região. A lista completa de entidades e os respectivos contatos estão disponíveis no site da Fenacon (www.fenacon.org.br), no menu “sindicatos filiados”.

“Podemos transformar a declaração do imposto de renda em algo menos pesado. Pensando nisso, unimos as informações sobre o IRPF com um circuito de promoção de qualidade de vida”, afirma o presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun (foto). Diretores da entidade vão estar à disposição do público no dia 08 de abril, das 15h às 18h30min no Parcão, em Porto Alegre. O objetivo é de esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do IRPF e dar dicas para evitar a malha fina. Após o atendimento, cada pessoa será convidada a participar de um circuito de saúde, com massagem, orientações nutricionais e verificação de glicose e IMC. Tudo de maneira gratuita. Mais informações sobre o Declare Certo 2017 – Relaxe com o Imposto de Renda pelo mail sesconrs@sesconrs. com.br

Em 2016, faltando pouco mais de 12h para o final da declaração, cerca de quatro milhões de brasileiros ainda não haviam efetuado o preenchimento, cerca de 15% do total estimado (28,5 milhões). Além das dúvidas corriqueiras, erros no preenchimento, esquecer gastos, não encontrar documentos e ter a rede congestionada são alguns dos problemas comuns para quem deixa para a última hora. Isso gera muita ansiedade e preocupação entre os contribuintes.

Serviço

Caxias do Sul

6 e 7/4 das 14h às 20h, no saguão do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul

8 e 9/4, das 14h às 20h, no 1°andar do Shopping San Pelegrino

Porto Alegre

8/4, das 15h às 18h30min, no Parque Moinhos de Vento (Parcão)

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email