eSocial: encontro debate tecnologia

O Grupo de Trabalho eSocial da Fenacon realizou, no último dia 11 de setembro, a sua segunda reunião oficial. Realizado na sede do Sescon/SP, na capital paulista, o encontro serviu para o debate com representantes do segmento empresarial de Tecnologia da Informação sobre a implementação do eSocial. O evento ainda contou com a participação do coordenador da ferramenta no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), José Alberto Maia e do representante do CFC, Sr. Cassius Coelho.

Responsável pela abertura do encontro, o coordenador do MTE discursou sobre a importância dos setores de contabilidade e de TI para a eficácia da implantação do projeto do eSocial. “O envolvimento dos segmentos é fundamental para o sucesso da iniciativa”, destacou Maia, ao parabenizar o trabalho da Fenacon e do Sescon/SP.

O diretor de Educação e Cultura da FENACON, Helio Donin Júnior, que também coordena os trabalhos do GT eSocial falou do esforço da classe contábil para o aprimoramento do projeto. “Mesmo antes da implantação estamos contribuindo com o desenvolvimento do sistema, em benefício de todas as partes envolvidas” afirmou Donin Jr.

Para o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, a participação da sociedade civil na construção deste projeto de governo é de grande relevância para o País. “O segmento contábil é que está no dia a dia operacional das empresas e sabe das dificuldades destas organizações, especialmente das pequenas”, destacou Approbato.

A intenção do Grupo de Trabalho agora é de manter uma agenda de reuniões com as empresas de TI para o debate e o alinhamento do sistema em todos os âmbitos, visando a simplificação do processo de implantação do eSocial para os contribuintes, empregadores, empregados e governo.

A reunião ainda contou com a presença dos diretores de Assuntos Legislativos e de Tecnologia da Fenacon, Antonino Ferreira Neves e Dorywillians Botelho de Azevedo, o vice-presidente e vice-presidente Administrativo do Sescon/SP, Márcio Shimomoto e Wilson Gimenez Júnior, representante do Conselho Federal de Contabilidade no GT Confederativo, Cassius Coelho além dos representantes de diversas empresas de Tecnologia de Informação do País.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email