Você está aqui: DDuwe Contabilidade » Notícias

17 de março de 2016 Nacional

GT Confederativo do e-Social realiza primeira reunião do ano

Postado em 16/03/2016 – Fonte: Fenacon

Na ocasião, a Fenacon solicitou a prorrogação do prazo de entrada do eSocial

Na última segunda-feira, 15, a Fenacon participou da primeira reunião deste ano do Grupo de Trabalho Confederativo (GTC) do e-Social. O encontro ocorreu no Hotel Golden Tulip, em Brasília e foi mediado pelo Coordenador do e-Social no Ministério do Trabalho (MTE), José Alberto Maia.

A abertura do evento foi marcada pela participação do Presidente desta Entidade, Mario Elmir Berti e do Diretor Político Parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon. O presidente da Fenacon, Mario Berti reafirmou a importância da ferramenta: “Sei que com certeza este é um projeto que vai dar certo porque tem o objetivo final de melhorar o serviço para a população.”

Durante a reunião, o grupo relatou o desenvolvimento e a importância do leiaute. “As solicitações do grupo de trabalho foram aceitas e só estamos aguardando as devidas correções”, explica o Diretor de Educação e Cultura, Hélio Donin Junior.  A previsão para essas alterações é até o final do mês de abril, quando o Coordenador do e-Social na Receita Federal, Samuel Kruguer deverá enviar o leiaute com as devidas alterações e correções para o grupo de trabalho.

A Fenacon, junto com as demais entidades participantes do GT Confederativo, tendo em vista alguns atrasos no cronograma de testes, solicitou a prorrogação do prazo de entrada do eSocial, o que foi bem recebido pelos entes do governo e será avaliada. Essa possibilidade tem por objetivo abrir o período de testes de forma eficaz e tornar o processo o mais aderente possível para as empresas.

Também representaram a Fenacon, o Diretor de Educação e Cultura, Helio Cezar Donin Júnior, o Diretor de Tecnologia da Informação, Dorywillians Botelho de Azevedo, o Diretor de Assuntos Legislativos, Antonino Ferreira Neves e o Vice-Presidente Administrativo da Fenacon, Luciano Alves de Almeida.

Os grupos de trabalho devem se reunir antes dessa data para estudarem sugestões e/ou dúvidas que podem ser levadas no próximo encontro que está marcado para o dia 27 de abril.

Maia ressaltou que embora muito ainda precise ser feito, e mesmo sabendo que o grupo teve que diminuir a freqüência dos encontros do final do ano passado para este, o comitê já tem grandes conquistas e avanços.

O encontro também contou com a participação de representantes do INSS, Abracicon, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social, entre outros.