Joaquim Barbosa vem ao Recife nesta quinta-feira

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, conhecido nacionalmente pelo julgamento do processo do mensalão do PT – compra de votos da base aliada durante o governo do ex-presidente Lula – desembarca no Recife nesta quinta-feira (12). O ministro aposentado participa da 16° Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), no Centro de Convenções, em Olinda.

Clique aqui e confira a programação do evento

Na ocasião, Joaquim Barbosa vai ministrar uma palestra sobre “Ética e política nos negócios”, a partir das 16h30. O tema é um dos assuntos que Joaquim tem criticado com bastante força em jornais e redes sociais. Em outubro deste ano, por exemplo, o magistrado usou seu Twitter para reprovar a atuação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e da oposição a presidente Dilma Rousseff (PT).

“Contra o presidente de uma das Casas do Congresso há acusações de crimes graves, mas ele é apoiadíssimo pelo PSDB!”, alfinetou Barbosa. “Notem o comportamento dos políticos: a nossa economia está aos frangalhos, mas eles só pensam numa coisa: no dinheiro das empresas!”, criticou o ex-presidente do STF. Eduardo Cunha é acusado de esconder milhões de dólares em contas na Suíça. Em depoimento à CPI da Petrobras, o parlamentar negou que tinha contas fora do país. Um processo no Conselho de Ética foi aberto e o presidente da Câmara corre o risco de perder o mandato.

Do Judiciário para a política

Joaquim Barbosa chegou a ser cotado como um dos nomes fortes das eleições presidenciais de 2014. O ex-ministro chegou a ser cortejado por partidos como PSDB e PSB, mas declinou todos os convites. Ainda em 2013, Joaquim chegou a ter a preferência de 30% dos eleitores do estado de São Paulo caso fosse candidato à Presidência da República. Na pesquisa do Instituto Datafolha, a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) tinha 22% e a atual presidente Dilma (PT) ocupava a terceira colocação, com 10% das intenções de voto.

Tércio Amaral

Diário de Pernambuco

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email