MEI puxou abertura de empresas no primeiro semestre

Postado em 31/08/2018 – Fonte: Diário do Comércio – SP

A categoria foi responsável por 78,4% dos negócios abertos no período

O número de novas empresas cresceu 10,1% no primeiro semestre de 2018 ante o mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. No 2º trimestre houve avanço de 1,1% em relação ao trimestre anterior.

Na classificação por forma jurídica, a variação acumulada no ano mostrou que os Microempreendedores Individuais (MEI) continuam com papel de destaque, crescendo 14,9% no semestre. Já os demais tipos de empresa caíram 3,3%, mantida a base de comparação.

Entre as empresas abertas no período, as do MEI representaram 78,4% dos novos negócios.

SETORES

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 57,8% de representatividade no 1º semestre de 2018, aumento em relação a 2017, quando foi registrado 55,8%.

O Comércio ficou praticamente estável em relação ao ano passado. Já o setor Industrial perdeu espaço, passando de 8,7% para 6,5% dos casos no período, enquanto o setor Rural teve participação de 0,9% no semestre.

REGIÕES

Em comparação com o primeiro semestre de 2017, apenas a região Norte registrou queda (-3,6%).

As regiões Sudeste (11,9%) e Sul (12,9%) foram as que mais cresceram no número de novas empresas nos valores acumulados até junho de 2018. No mesmo sentido houve avanço nas regiões Centro-Oeste (8,2%) e Nordeste (7,2%).

METODOLOGIA

O Indicador Trimestral de Abertura de Empresa é realizado pela Boa Vista SCPC a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email