Você está aqui: DDuwe Contabilidade » Notícias

12 de agosto de 2016 Nacional

ONIF lança pesquisa sobre o setor filantrópico

Postado em 11/08/2016 – Fonte: Fenacon

FPara o diretor jurídico da Fenacon, Ricardo Monello, a pesquisa é de extrema importância

Na última segunda-feira, 8, ocorreu o lançamento da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico no Brasil”, do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF). O evento aconteceu no auditório da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Fenacon foi representada pelo diretor Jurídico, Ricardo Monello, representando o presidente, Mario Elmir Berti.

A pesquisa inédita foi realizada pela DOM Strategy Partners e tem o intuito de mostrar e tornar públicas as informações sobre o setor filantrópico, suas instituições, número de beneficiários, empregados diretos e forma de atuação. Tendo em vista que por lei o ramo filantrópico atua com imunidade tributária e, em contrapartida, garante que grande parte da sua capacidade operacional seja destinada gratuitamente à população em geral.

Para Ricardo Monello, a pesquisa é de extrema importância pois mostra um impacto social muito grande. “A cada R$ 1 que o governo isenta as entidades filantrópicas na tributação, elas devolvem cinco vezes mais para a sociedade, isso é um número muito alto e significativo.  Então é importante viabilizarmos essas entidades tendo em vista que elas atendem um quantitativo de pessoas muito grande e com excelência nos serviços que prestam.”, Afirma.

A pesquisa completa está disponível no site da FONIF, http://www.fonif.org.br/