Postado em 23/02/2018 – Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil
O Fonat se propõe a manter um relacionamento cooperativo entre as entidades envolvidas
Na tarde de segunda-feira, 19 de fevereiro, ocorreu o lançamento do Fórum Nacional de Assuntos Tributários (Fonat), no Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília/DF
Durante o evento, a Receita Federal esteve representada pelo Coordenador-Geral de Atendimento, auditor-fiscal Antonio Henrique Lindemberg Baltazar, que lançou o Fonat em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon).
O Fonat se propõe a manter um relacionamento cooperativo entre as entidades envolvidas nos procedimentos fiscais e tributários no âmbito do atendimento da Receita Federal, de forma que ocorra uma compreensão mais ampla e uma divulgação mais eficiente desse serviço, o que trará benefícios para toda a sociedade. A comissão também trabalha para a expansão do Autoatendimento Orientado (AO) da Receita Federal.
Com reuniões presenciais semestrais, o fórum tem como objetivo principal fomentar uma agenda que promova condições favoráveis de compliance, facilitando a orientação e a assistência ao contribuinte. Para Antonio Lindemberg, há uma grande parte da sociedade que necessita de informação e de orientação para o efetivo cumprimento das obrigações tributárias.
A comissão que instituiu o Fonat é composta pelo conselheiro do CFC, Geraldo de Paula Batista Filho, por José Rosenvaldo Rios, diretor da Fenacon, e pelo auditor-fiscal Carlos Sussumu Oda, da Coordenação-Geral de Atendimento da Receita Federal.