Sistema Fenacon vai avaliar pesquisa sobre tempo de pagamento de imposto gasto pelas empresas

Postado em 17/08/2018 – Fonte: Fenacon – Por: fenacon

Burocracia

O diretor de tecnologia da informação da Fenacon, Helio Cesar Donin Junior; o presidente do Sescon Rio de Janeiro, Arnaldo dos Santos Júnior; e o diretor do Sescon são Paulo, Alexandre de Carvalho, estiveram na sede do Ministério da Fazenda na última segunda-feira (13), em Brasília. Eles se reuniram com o Assessor Especial da Receita Federal, Altemir de Melo, e técnicos do órgão com o objetivo de tratar de avaliações da pesquisa sobre horas gastas pelas empresas para prestar informações sobre pagamentos de impostos no país.

Em maio desse ano foi realizada – entre empresas de serviços contábeis de São Paulo e do Rio de Janeiro – pesquisa sobre o indicador Pagamento de Impostos, a ser utilizado pelo Banco Mundial para elaboração de relatório Doing Business. O resultado do estudo deve ser divulgado em breve.

O assessor especial solicitou que a Fenacon, em conjunto com os Sescons São Paulo e Rio de Janeiro – sindicatos da base das empresas onde foi realizada a coleta de dados – avaliem os questionários respondidos para sanar quaisquer dúvidas antes de consolidar o relatório final.

De acordo com Altemir, a credibilidade e importância do sistema Fenacon em analisar esses dados e identificar gargalos mais difíceis ao empresariado é essencial para atingir o objetivo da pesquisa. “Esse é um trabalho fundamental para vermos a realidade do país e tem consistência para apresentarmos os resultados ao governo”, avalia.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email